Decorreu nos dias 23 e 24 de Maio o “II Colóquio Internacional Sobre Línguas Nacionais”, promovido pelo ISP Jean Piaget de Benguela. As palavras de boas-vindas foram proferidas pelo Presidente do ISPJPB, Carlos Pacatolo e procedeu à abertura da cerimónia o Ministro da Cultura, Filipe Zau. O Ministro orientou uma aula magna subordinada ao tema: “A emergência dos estudos linguísticos em Angola” e falou sobre as diferentes etapas da evolução histórica da língua no nosso País. Aproveitou a ocasião para manifestar as suas inquietações respeitantes à “falta de quadros especializados com competências técnicas e científicas no ramo da cultura". Lançou ainda o desafio ao Piaget, para a criação de condições, visando a formação de quadros nos domínios de arqueologia, museologia, antropologia, arquivistas e outras áreas do saber e o Ministério que dirige, pretende gizar parcerias com o Ministério do Ensino Superior, no sentido de inserir nos currículos das Instituições do Ensino Superior nos novos cursos. O II Colóquio Internacional Sobre Línguas Nacionais, pela abrangência dos seus participantes, dinâmica e temática, tratou de vários painéis e temas e juntou diversos actores, com destaque para pesquisadores e investigadores nacionais (Luanda e Benguela) e países como: Quénia, Moçambique e Brasil. O Coordenador do Núcleo de Estudos de Línguas e Culturas (NELiC), Bonifácio Tchimboto, referiu que "existe uma geração de estudiosos das línguas e isto faz com que a pesquisa seja contínua" e dentro das “várias finalidades, o Colóquio destacou que as línguas nacionais podem assumir um papel vital de inclusão social, pois é importante investir na formação especializada de académicos, particularmente nos domínios da linguística africana, sociolinguística, etnolinguística e disciplinas afins”. O magno colóquio terminou com uma tarde cultural animada pelos docentes locais, com destaque para encenações e hermenêutica.
Ler maisDecorreu no mês de Maio do corrente ano nas instalações do ISP Jean Piaget de Benguela a cerimónia final das Olimpíadas de Ciências Exactas. O desafio foi disputado entre estudantes das áreas de ciências e tecnologias da Universidade Jean Piaget de Luanda e do ISP Jean Piaget de Benguela, o objectivo principal das Olimpíadas de Ciências Exactas “é de estimular e promover o conhecimento das ciências tecnológicas, proporcionar desafios aos estudantes e a descoberta de talentos”. Durante o concurso, estiveram presentes Coordenadores dos cursos do Departamento de ciências e tecnologias, membros do corpo de jurados, professores, estudantes, representantes da UniPiaget de Luanda e do Piaget de Benguela. Foram inscritos concorrentes nas disciplinas de Matemática, Química e Física, na primeira fase ficaram eliminados candidatos que tiveram notas baixas e concorreram na final perto de 18 candidatos, apurados 9 finalistas e os grandes vencedores nas 3 três disciplinas foram os estudantes, Hamilton Maneco- vencedor da disciplina de Matemática (Luanda),Ivandra Namuele–vendedora da disciplina de Química (Benguela) e Adélio Fuende-vencedor da disciplina de Física (Luanda), os contemplados têm como benefícios a atribuição de bolsas de estudo.
Ler maisForam mais de 10 equipas que participaram da 14.ª Edição da Taça Oliveira Cruz, uma competição de futsal, disputada entre equipas constituídas por estudantes das nossas licenciaturas, tendo decorrido, no Campo Polidesportivo do ISP Jean Piaget de Benguela. A equipa “TEM K TER PUNHO” (Curso de Direito 4° ano), sagrou-se vencedora do torneio de Futsal, derrotando a equipa de Motricidade Humana. A competição ocorreu no âmbito das festividades do 20.º Aniversário do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela, no presente mês de Maio e visou brindar o seu patrono, Professor António Oliveira Cruz, fundador do Piaget.
Ler maisTratam-se dos livros, “O Domínio Decrescente do MPLA no Sistema Partidário em Angola" (2008-2022) de autoria do Prof. Doutor Carlos Pacatolo e "O Estatuto do Arguido em Angola-Análise do Paradigma" de autoria do Prof. Doutor Benja Satula. A actividade aconteceu na semana passada do corrente mês no anfiteatro 3 do Piaget e foi testemunhada pela Segunda Secretária Provincial do Mpla em Benguela, Rosalina Bernardo Kasisa, estiveram também presentes investigadores, políticos, juristas, académicos, docentes, estudantes e interessados. As apresentações foram feitas pela Professora Doutora, Irmã Mariquinha de Fátima e pelo Doutor David Boio, na ocasião os autores interagiram com os presentes e no fim da apresentação, foi reservado um momento de venda e sessão de autógrafos. Para aquisição imediata do livro “O Domínio Decrescente do MPLA no Sistema Partidário em Angola" (2008-2022), estão disponíveis nos endereços dos cartazes.
Ler maisO Quadro de Honra do ISP Jean Piaget de Benguela destaca, anualmente, os seus melhores estudantes de Licenciatura, aqueles que por mérito se revelaram como os melhores classificados de cada um dos Cursos. A apresentação do Quadro de Honra aconteceu recentemente na sequência das festividades do vigésimo aniversário do Piaget (10 de Maio). O acto foi testemunhado pelo Presidente do ISP Jean Piaget de Benguela, Carlos Pacatolo, o Vice-Presidente do ISPJPB para assuntos Académicos e Vida Estudantil, Juliano Muli, o Vice-Presidente do ISPJPB para assuntos Científicos e Pós-Graduação, Cláudio Valentim e o Secretário-Geral do ISPJPB, Nuno Diegues Lopes, estudantes e familiares. O grande momento aconteceu com o desvendar dos três quadros, representando cada um dos Departamentos, o Quadro de Honra contempla 48 estudantes galardoados e são merecedores de prémios como é o benefício de receberem bolsas de estudo em função da média”. Visite o nosso Quadro de Honra que fica exposto no átrio (defronte ao edifício da Livraria do Piaget).
Ler mais