ISP JEAN PIAGET DE BENGUELA ACOLHEU ACTO DE ABERTURA DA 4ª EDIÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA FISCAL
O Piaget de Benguela, acolheu nesta quarta-feira, 10 de Outubro, o lançamento da 4ª Edição do Programa Nacional de Educação e Cidadania Fiscal e abertura das OlimpÃadas Tributárias. Iniciativa da Administração Geral Tributária (AGT), que visa promover o conhecimento e as directrizes para que o cumprimento das obrigações fiscais seja integrado no plano estratégico da AGT. O PNECF tem como objectivo fomentar a consciência tributária entre os estudantes, contribuintes e cidadãos em geral, e destacar a responsabilidade tributária para o desenvolvimento do PaÃs.
A Vice-Governadora da ProvÃncia de Benguela para o Sector PolÃtico, Social e Económico, Cátia Cachuco, reconheceu que com o trabalho da AGT, o Programa Nacional de Educação e Cidadania Fiscal, constitui uma “oportunidade de saber como se processa, o que podemos fazer e qual o contributo que cada um de nós pode dar, para ajudar a desenvolver o nosso PaÃsâ€.
A Directora do Departamento de Ciências da Educação Sociais e Humanas, Ana Filipe, em representação do Presidente do ISPJPB, reforçou a importância da educação fiscal, recordando que “só conhecendo os seus direitos e deveres, os cidadãos poderão entender qual é o papel do Estado e das instituições que o representam, enquanto principal e garantindo os interesses colectivosâ€.
O administrador da AGT, Leonildo Manuel, informou que várias acções têm sido desenvolvidas no quadro deste programa e destacou que em 2023, a Administração Tributária conseguiu formar cerca de 57 mil cidadãos e no primeiro semestre de 2024, foram capacitados, aproximadamente, 26 mil cidadãos.
O evento contou com a parceria da Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola (AEUPA) e estiveram presentes, académicos, polÃticos, governantes e demais actores sociais.
Ler mais