MINISTRO DA CULTURA PROFERE AULA MAGNA DURANTE O II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE LÃNGUAS NACIONAIS REALIZADO PELO PIAGET DE BENGUELA
Decorreu nos dias 23 e 24 de Maio o “II Colóquio Internacional Sobre LÃnguas Nacionaisâ€, promovido pelo ISP Jean Piaget de Benguela.
As palavras de boas-vindas foram proferidas pelo Presidente do ISPJPB, Carlos Pacatolo e procedeu à abertura da cerimónia o Ministro da Cultura, Filipe Zau.
O Ministro orientou uma aula magna subordinada ao tema: “A emergência dos estudos linguÃsticos em Angola†e falou sobre as diferentes etapas da evolução histórica da lÃngua no nosso PaÃs. Aproveitou a ocasião para manifestar as suas inquietações respeitantes à “falta de quadros especializados com competências técnicas e cientÃficas no ramo da cultura". Lançou ainda o desafio ao Piaget, para a criação de condições, visando a formação de quadros nos domÃnios de arqueologia, museologia, antropologia, arquivistas e outras áreas do saber e o Ministério que dirige, pretende gizar parcerias com o Ministério do Ensino Superior, no sentido de inserir nos currÃculos das Instituições do Ensino Superior nos novos cursos.
O II Colóquio Internacional Sobre LÃnguas Nacionais, pela abrangência dos seus participantes, dinâmica e temática, tratou de vários painéis e temas e juntou diversos actores, com destaque para pesquisadores e investigadores nacionais (Luanda e Benguela) e paÃses como: Quénia, Moçambique e Brasil.
O Coordenador do Núcleo de Estudos de LÃnguas e Culturas (NELiC), Bonifácio Tchimboto, referiu que "existe uma geração de estudiosos das lÃnguas e isto faz com que a pesquisa seja contÃnua" e dentro das “várias finalidades, o Colóquio destacou que as lÃnguas nacionais podem assumir um papel vital de inclusão social, pois é importante investir na formação especializada de académicos, particularmente nos domÃnios da linguÃstica africana, sociolinguÃstica, etnolinguÃstica e disciplinas afinsâ€.
O magno colóquio terminou com uma tarde cultural animada pelos docentes locais, com destaque para encenações e hermenêutica.
Ler mais