Em destaque...
ANGOLANOS A CAMINHO DA NBA” NO ISP JEAN PIAGET DE BENGUELA

A página “Angolanos a caminho da NBA” e a sua equipa estiveram recentemente nas instalações do ISP Jean Piaget de Benguela. Numa tour pelas equipas de Basquetebol na terra das Acácias Rubras, o Piaget teve o prazer de acolher esta equipa dinâmica e entusiasta do Basquetebol, nesta série de entrevistas a clubes, treinadores e jogadores da província de Benguela. A maior página de divulgação de talentos do basquetebol angolano confirmou que em Benguela já foram descobertos grandes sucessos desta modalidade. De entre várias entrevistas que a página realizou, destacamos a do Secretário-geral do ISPJPB, Nuno Diegues Lopes, Formador, Treinador e Ex-jogador de Basquetebol e a dos treinadores da Escola Desportiva do Piaget na modalidade de Basquetebol, um projecto em crescente expansão, que conta com mais de 500 atletas, entre meninos e meninas, aberto a toda a comunidade local. As referidas entrevistas serão transmitidas na integra brevemente nas suas redes socias. (Nota de Agradecimento!)

Ler mais
ALUNO DA DOM BOSCO FOI PREMIADO COM UMA BOLSA DE ESTUDO DO ISP JEAN PIAGET DE BENGUELA

Na passada sexta-feira, dia 21 de Julho, a Escola Dom Bosco de Benguela realizou a sua festa de final de ano, a 10ª Geração de Finalistas, composta por três turmas da 13ª classe, com um total de 105 alunos, formados na área de Educação Física. Este ano, convidaram o Secretário-geral do ISP Jean Piaget de Benguela, Nuno Diegues Lopes, Mestre em Ciências do Desporto, e tiveram um presente muito especial, devido a todo o empenho e profissionalismo que alunos e docentes da referida escola, têm desempenhado ao longo dos últimos anos. O ISP Jean Piaget de Benguela, em nome do Secretário-geral, teve a honra de premiar o aluno, Joaquim António Gerónimo, do município do Cubal, com uma Bolsa de Estudo Completa, por ter sido o melhor aluno deste ano. O Secretário-geral do ISPJPB agradeceu o convite e destacou a importância do Curso de Ciências da Educação Física, Desporto e Motricidade Humana do ISPJPB aos alunos finalistas e seus encarregados de educação e respectivas saídas profissionais. O aluno premiado, de forma emocionada, assinalou “Agradeço muito por receber esta bolsa de estudo, será muito bom para mim e para a minha família, não sei o que dizer, estou sem palavras!”. A cerimónia teve ainda espaço para uma Menção Honrosa ao actual Coordenador do Curso de Ciências da Educação Física, Desporto e Motricidade do ISPJPB, Daniel Gamba, pelo percurso e continuo apoio a esta escola ligada à Educação Física.

Ler mais
ESTÁGIO DO CURSO CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Estudantes do 5º ano do Curso de Ciências Farmacêuticas do ISP Jean Piaget de Benguela iniciaram neste mês Julho um estágio interno, que se prolongará até Agosto. O estágio visa aprimorar os conhecimentos práticos dos alunos no que diz respeito à produção e controle de Qualidade de Medicamentos. Ao longo do período de estágio os alunos tiveram a oportunidade de fabricar produtos como: - A Pomada de tetraciclina (utilizada para tratamento de infecções bacterianas da pele); - A polpa de Aloe Vera (utilizada para a hidratação da pele, alívio de queimaduras e irritações cutâneas, tratamento de acne, cicatrização de feridas, tratamento do couro cabeludo, suporte à saúde bucal e para feitos anti-inflamatórios e antioxidantes); - Sumo de Aloe Vera (utilizado para tratamento de problemas digestivos, hidratação, saúde bucal e benefícios para o cabelo); - Xarope de Aloe Vera (utilizado para suporte digestivo, hidratação e saúde da pele, reforço do sistema imunológico e efeitos anti-inflamatórios); - Xarope de Cochlospermum angolense ou simplesmente Borututu (utilizado em casos de doenças hepáticas, como doenças do fígado e vesícula, hepatites e icterícias, doenças de estômago, baço e todo o aparelho urinário. É um desintoxicante purificador de todo o organismo diurético); - Maceração de Borututu. Alguns dos produtos farmacêuticos fabricados pelos estudantes, como a polpa de Aloe Vera, serão direccionados para algumas empresas farmacêuticas nacionais que têm parceria com o ISP Jean Piaget de Benguela. O estágio termina com uma defesa individual por parte dos alunos, acompanhado com um trabalho por escrito.

Ler mais
DIRECTORA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO PIAGET PARTICIPOU DO 2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEDICINA

Recentemente a Directora do Departamento de Ciências da Saúde do ISP Jean Piaget de Benguela, Irina de Almeida, participou no 2º Congresso Internacional de Medicina da UPRA (Universidade Privada de Angola) à luz do tema “Saúde Pública, Transversalidade na Atenção Primária Sustentável” ,no Hotel Intercontinental em Luanda. A professora Irina de Almeida apresentou um trabalho de investigação com o tema “Factores associados ao cumprimento das consultas de puericultura no Hospital Municipal de Benguela de Janeiro a Março de 2023”. A mesma falou que a puericultura na Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada uma “arma” eficaz para a diminuição da morbimortalidade infantil. A autora exortou que é imperioso continuar a trabalhar em acções de educação para a saúde permanente que potenciam os factores protectores e minimizam os efeitos dos factores de risco que, por conseguinte, irão reflectir no aumento do cumprimento das consultas de puericultura. O Congresso juntou vários prelectores com temas diversos e foi oportuno para a promoção de troca de experiências e intercâmbio científico entre académicos, profissionais de saúde e demais instituições nacionais e internacionais.

Ler mais
PIAGETINOS DE SUCESSO

José Pinto, actualmente é Técnico de Gestão de projectos e fiscalização do Banco Nacional de Angola no Lobito e Docente Universitário. Terminou em 2017 o curso de licenciatura em Engenharia de Construção Civil no ISP Jean Piaget de Benguela. O nosso entrevistado avançou que estudou num “ambiente muito agradável, quer a nível de estrutura e também teve na sua formação bons profissionais”. Quanto ao impacto que o Piaget trouxe na sua vida profissional, afirma que “ao 3ª ano foi convidado a trabalhar no Piaget como professor assistente e no laboratório de engenharia civil, onde ganhou muita experiência por participar em muitos projectos, nomeadamente: Refinaria do Lobito, África têxtil, alguns estudos para centrais de betão a nível local”. “Actualmente, considero-me Engenheiro civil, estou também neste momento no ramo financeiro como bancário e sou docente no Piaget, sou empreendedor na área de engenharia civil”. Apontou algumas referências no ramo da construção civil, que marcaram o seu percurso destacando o Engenheiro, Mário Rui Ferreira e a Engenheira, Carla Antunes, Enginheiro, Ricardo. Citou outros profissionais como: O professor, António José (EngºTozé), Engenheiro, Nuno (Porto do Lobito), Engenheiro, Edson (Caminho de ferro de Benguela) entre outros. “O Piaget para mim é uma casa, cresci no Piaget, posso dizer que o Piaget é uma boa referência em todos os sentidos”.

Ler mais
Logo Ecos Piaget

Programa do dia 07-08-2025

WhatsApp