O Colectivo de Artes Twatiuka, do Bairro da Nossa Senhora da Graça, da Cidade de Benguela, apresentou no último sábado, no ISP Jean Piaget de Benguela a peça teatral “Tchimumba - A sobrinha do Soba”, uma obra de Martinho Raúl Preto.A apresentação da peça surgiu por intermédio de um convite do Piaget Teatro ao Colectivo de Artes Twatiuka, que respondeu positivamente. Segundo o encenador Martinho Raúl Preto a peça “fala de uma jovem que a princípio foi rejeitada pela comunidade pelo facto de ser indicada como substituta do Soba por se tratar e de uma mulher, dado que a personagem “Yolela” vem da linhagem do soba e era a única na sucessão”. A peça vem ilustrar que é possível uma mulher ascender ao sobado, desde que reúna os requisitos explicados pelos mais velhos da comunidade. De acordo com Augusto Nguli, responsável pelo Piaget Teatro, a exibição desta peça visou “demonstrar aos estudantes e à comunidade, questões do domínio de interpretação cultural, de línguas e tradições locais”. O anfiteatro esteve ao rubro, com a presença de estudantes e populares maioritariamente do Bairro da Nossa Senhora da Graça.
Ler maisO nosso Piagetino de Sucesso desta edição é João Gabriel, actualmente Chefe do Departamento da Juventude e Desporto do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos de Benguela e docente universitário. Terminou, em 2018, a sua formação em Ciências da Edução Física, Desporto e Motricidade Humana no ISP Jean Piaget de Benguela e trabalhou no projecto da massificação da Ginástica nesta Província. O entrevistado realçou o período dos seus estudos como proveitoso, quer do ponto de vista científico e de relação humana. Segundo João Gabriel, o Piaget tem um significado excepcional, relata que foi através da sua formação neste Instituto, que outros horizontes foram abertos na sua vida e na carreira profissional. Graças à sua trajetória académica, foi possível contribuir para o rendimento da Ginástica em Benguela e na selecção nacional, “porque potenciou-me e consegui fazer com que aquelas pessoas que estavam envolvidas naquele projecto, sobretudo os atletas, conseguissem incutir a bagagem desportiva para que fossem aos campeonatos nacionais e representassem condignamente a Província de Benguela, mas também o país”. Cita ainda, nomes de profissionais que estudaram consigo e que hoje desempenham cargos e ocupações de destaque no desporto em instituições de renome, entre eles o Professor Alexandrino, treinador adjunto da Selecção Nacional de Júniores de Andebol e Coordenador de Educação Física do Politécnico do Lobito. Piagetino de sucesso, o que o Piaget tem de melhor, nós apresentamos!
Ler maisDe 09 a 12 de Fevereiro do corrente ano, estudantes do ISP Jean Piaget de Benguela estiveram acampados no Município do Cubal, no âmbito do programa da Associação de Estudantes designado “Acampamento Piaget 2023”. De acordo com o Presidente da Associação de Estudantes, Gaspar Kessongo, um dos objectivos visava “integrar os estudantes das ciências e tecnologias, com vista a constatarem o funcionamento da Central Hidroeléctrica do Lomahum, acto que serve para conciliar a teoria e a prática no quadro da formação académica”. Os estudantes foram recebidos pelo Administrador Comunal do Tumbolo, circunscrição onde se encontra a Central Hidroeléctrica do Lomahum, e pelo Administrador Municipal Adjunto do Cubal para Área Técnica Infraestrutura e Serviços Comunitários, António Andrade, onde procederam à doação de material higiénico e de apoio ao Hospital Municipal e à Unidade Médica da Nossa Senhora da Paz. O que o Piaget tem de melhor, nós apresentamos!
Ler maisRealizou-se na passada quinta-feira, 09 de Fevereiro, no ISP Jean Piaget de Benguela, um Seminário sobre pesquisa no âmbito do Projecto DOA (Dicionário Onomástico Angolano), coordenado pelo NeliC (Núcleo de Estudos de Línguas e Culturas), em consonância com o CesP (Centro de Estudos e Pesquisa do ISPJPB). Na abertura do seminário a responsável pelo CesP, Eunice Marta, disse que “existe uma identidade grande entre a língua e a cultura, sendo que a língua é a representação global da cultura”. O projecto coordenado e orientado pelo Professor Doutor Bonifácio Tchimboto, trata de uma pesquisa no domínio da Antroponímia angolana (área da Lexicologia) e faz saber que a língua é o edifício maior da cultura. Quanto ao dicionário onomástico no contexto angolano, o coordenador referiu que podíamos falar dos nomes, dos lugares, rios e outros, e frisou que “queremos começar com os nomes dos homens, os antropónimos, precisamos de deslocar a nossa máquina epistemológica e focarmos as coisas a partir de nós, ver o mundo ali aonde nós estamos, sem xenofobia”, recordando ainda, que “é necessário aprofundarmos o conhecimento de nomes africanos”. Ao evento acorreram professores de Línguas, bem como estudantes e ex-estudantes do Curso de Ensino do Português e Línguas Nacionais.
Ler maisDecorreu na última sexta-feira, 03 de Fevereiro, no ISP Jean Piaget de Benguela, uma palestra sobre “Empreendedorismo e Gestão em Saúde”, ministrada pelo Docente Universitário e Profissional de Saúde, Hugo Belchior. O palestrante, que também é empresário, transmitiu aos presentes a sua experiência no ramo da saúde e dos negócios e expressou que “através de experiências formativas transformadoras, a sua missão é ajudar os profissionais da saúde e outros a atingir patamares de excelência e contribuir para a evolução dos serviços de saúde”. A palestra aconteceu em dois painéis com os temas: "Como Criar um Negócio em Saúde" e "Empreender e Gerir em Saúde", tendo como participantes docentes, discentes, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde.
Ler mais