Apresentação


A Licenciatura em Ciências da Educação Física, Desporto e Motricidade Humana insere-se numa perspectiva intercultural e transdisciplinar, fruto da política educativa curricular do Ensino Universitário do Instituto Piaget, integrando-se numa visão moderna da formação universitária, orientada pelo princípio da formação filosófica e científica numa perspectiva interdisciplinar. Aborda de uma forma original as situações educativas, privilegia uma equilibrada relação ecológica através do comportamento motor e da expressão corporal, e tem em conta que o biológico deve ser considerado no âmbito do social.
Este Curso mantém a sua actualidade e especificidade quanto às necessidades de formação ética, humana e social, respondendo aos novos mercados de intervenção profissional. A introdução de novas unidades curriculares, a valorização do processo de construção do conhecimento do estudante e, ainda, a adopção de uma metodologia de ensino diferenciada – muito mais dirigida para o pensamento do aluno – permitiram uma melhor contextualização desta Licenciatura a nível nacional. O Curso centra-se no estudo do corpo em movimento intencional, tendo em consideração a interacção entre as regulações biológicas e os significados culturais dos comportamentos que exprime. Desta forma, é dado especial relevo à evolução das necessidades sociais e aos novos mercados de intervenção profissional, podendo o estudante optar, a partir do 2.º ano, pelos ramos de Ciências da Educação Física e Desporto ou da Educação Especial e Reabilitação Psicomotora. Assim sendo, o Curso subdivide-se em dois ramos:

  • Um, direccionado para a docência em Educação Física e Desporto Escolar, o ramo de Educação Física e Desporto, que tem como finalidade a formação e o treino desportivo, a gestão de actividades desportivas, exercício e saúde, e recreação e lazer;
  • Outro, perspectivando a Educação Especial e Reabilitação Psicomotora, ramo este que visa a intervenção psicomotora supervisionada, através da mediação corporal, centrada no estudo do corpo e das suas manifestações na interacção dos processos biológicos com os valores sócio-culturais, na reeducação supervisionada de problemas do desenvolvimento psicomotor, na intervenção precoce e na inclusão de pessoas com condição de deficiência na escola e na sociedade.
    Esta Licenciatura será, de facto, um valioso meio de intervenção para quem queira dedicar-se ao exercício de uma actividade multifacetada que, por esta razão, tanto pode ser exercida em organismos estatais como privados, dirigindo-se a todos os escalões etários, nas diferentes vertentes como:

    • Desporto-Formação;
    • Desporto-Rendimento;
    • Desporto-Recreação;
    • Desporto-Saúde;
    • Educação Especial;
    • Reabilitação.