Esta Licenciatura forma profissionais qualificados para intervir em actividades ligadas à Psicologia da Saúde, das Organizações e da Educação. O Curso tem como principal objectivo fornecer informação história sobre as diferentes teorias e orientações da Psicologia, possibilitando a sua aplicação prática a situações concretas. As três áreas de especialização visam, sobretudo, criar novos perfis de competências. O Licenciado fica habilitado a exercer a sua actividade profissional em áreas tão diversas como Educação, Saúde, Recursos Humanos, Comunicação e Marketing, Orientação Escolar e Profissional, assim como Investigação.
As sociedades contemporâneas, complexas e em mudança, têm vindo a solicitar, de maneira crescente, o contributo dos psicólogos pela especificidade do seu saber e área de acção. Uma sociedade que procura promover a saúde mental, necessariamente terá de contar com a participação da Psicologia. É, justamente, o ramo do conhecimento científico que procura analisar, prever, controlar e explicar o comportamento humano.
A função do Psicólogo assenta em competências próprias de elevada qualificação, obtidas através de preparação específica nos planos teórico, metodológico, técnico e relacional. No desenvolvimento da sua actividade, o Psicólogo guia-se por padrões científicos e éticos. A actividade profissional do Psicólogo desdobra-se numa grande variedade de áreas e papéis profissionais.
Uma Licenciatura em Psicologia, estruturada em cinco anos, tem como fundamento a necessidade de uma formação técnico-científica sólida e consciente, face às responsabilidades exigidas pela/na sua profissão e aos condicionantes éticos implicados.
O Curso de Licenciatura em Psicologia é um dos cursos que fazem parte do Departamento de Ciências da Educação, Sociais e Humanas, ministrado pelo Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela, desde que a UniPiaget Angola apostou num Polo Universitário em Benguela. À semelhança do que acontece em outras instituições de Ensino Superior de referência, o Curso de Psicologia oferece uma formação teórica sólida e a sua estrutura curricular procura responder, adequadamente, quer aos interesse e aptidões de cada estudante, quer às necessidades sociais. Nos primeiros três anos, o estudante adquire e desenvolve os conhecimentos fundamentais das Ciências Psicológicas, também chamados de conhecimentos gerais e, no quarto ano, especializa-se, conforme os seus interesses e motivação, em uma das três seguintes áreas: