🎭A peça teatral foi realizada pela Companhia Sementes D’artes, da Província do Bengo, e exibida a comédia com o título “Na paragem do destino”, o monólogo foi suportado pelo actor Orlando Congo, para quem “o espetáculo teve como objetivo apresentar uma situação do dia-a-dia e despertar sentimentos no público”. De acordo com Augusto Nguli do Piaget Teatro, "o intercâmbio vai continuar com os demais parceiros e a dinâmica de despertar e interpretar histórias para o público por via desta arte”. 👉Organização: Piaget Teatro ➡️Apoio: ISP Jean Piaget de Benguela
Ler maisRealizou-se nos dias 27,28 e 29 de Setembro de 2023 um Seminário de Actualização Pedagógica para os docentes, com vista a fortalecer a gestão pedagógica, inovação tecnológica e educação inclusiva. O seminário foi aberto pelo Presidente do Instituto, Professor Doutor Carlos Pacatolo, que na ocasião recordou que este encontro teve como objectivo “a actualização e preparação dos docentes do Piaget, em conteúdos correspondentes às actuais condições do Ensino Superior e desta maneira contribuir para a melhoria do seu desempenho profissional e a elevação da qualidade do ensino”. Em abordagem foram desenvolvidos vários temas com destaque para: Processo de ensino aprendizagem no contexto universitário: concepção, planificação, realização à avaliação; A Reflexão contextualizada do desempenho docente ao abrigo da legislação vigente e das normas do Piaget; A Comunicação educativa no processo de ensino e aprendizagem; A Importância das Tics: Uso corporativo do sistema de gestão académica. Perto de 200 docentes participaram deste seminário de actualização pedagógica. 👉 Organização: Presidência do ISP Jean Piaget de Benguela.
Ler maisA Coordenação do Projecto Piaget Malária Zero, lançou nesta segunda-feira, dia 02 de Outubro, uma campanha de recolha de donativos denominada "Giro-Saúde", com vista a atender às necessidades básicas do lar de idosos "ONDJO YETU”. De acordo com a organização, a campanha conta com a participação dos estudantes de saúde do Piaget de Benguela, a comunidade académica e a sociedade civil e decorrerá até dia 24 de Outubro, nas instalações do Piaget e arredores. Contribua com alimentos, não perecíveis, roupas e produtos de higiene pessoal. 🦟Organização: Projecto Piaget Malária Zero.
Ler maisNa passada quinta-feira, 27 de Julho, foi apresentada no ISP Jean Piaget de Benguela, a obra literária “ANGOLA: A trajectória das lutas pela cidadania e a educação em direitos humanos”, um estudo dos direitos humanos em Angola, cuja a autora é a Doutora Florita Cuhanga Telo. O livro foi apresentado pelo Presidente do Instituto Piaget, Carlos Pacatolo, que salientou que neste livro "a investigação científica revela os elementos que contribuíram para a formação histórica dos cidadãos angolanos nos anos de 1975, 1991 e 1992, e uma análise que se impõe o entendimento que os governos tiveram sobre direitos humanos a partir da leitura legislativa e a sua relação com as práticas sociais de violência." A obra tem a edição da Mayamba e apresenta um diferencial de referências e conceitos de direitos humanos por meio da leitura histórica, incluindo a educação e violência. Florita Telo é doutorada em Estudos Interdisciplinares de Género, Mulheres e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia (Brasil), mestre em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (Brasil) e licenciada em Direito pela Universidade Agostinho Neto (Angola), docente universitária, consultora nas áreas de género e direitos humanos.
Ler maisPaulo Guimarães, Docente Universitário, comentador residente da Rádio Mais Benguela. Actualmente, Mestrando em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Primário pela Universidade do Minho-Portugal, bolseiro no quadro do Plano Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente, financiado pela Casa Civil do Presidente da República. Terminou em 2021 o curso de licenciatura em Ensino do Português e Línguas Nacionais no ISP Jean Piaget de Benguela. O nosso Piagetino, começou por dizer que “sou da geração que experimentou a antiga direcção e a actual, o que contribui muito para a ciência”. No tocante ao impacto “Sou resultado do Piaget, aprendi a amar a ciência linguística, hoje fruto daquilo que aprendi aqui, profissionalmente me sinto realizado tudo graças ao Piaget”. “A minha profissão actualmente é a docência e estou dentro de um grupo restrito de docentes selecionados que se encontram a fazer o mestrado no ramo da Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Primário”. Indicou algumas referências que marcaram o seu percurso com destaque para, o Docente Gervásio Mansima, Edgar Firmino (Secretário do Reitor da Universidade Katyavala Bwila ), Horácio Sandjolomba (Coordenador de Língua Portuguesa) e mais. 👏“O Piaget significa para mim um espaço de nobreza e de bastante altruísmo, olho para os gestores e percebo a vontade que eles têm de participar na construção da pessoa humana e que a questão da economia não é o fim último da acção dos piagetinos”.
Ler mais