A Coordenação do curso de Engenharia de Informática de Gestão do ISPJPB promoveu na semana passada uma mesa redonda com o tema: Inteligência Artificial(revolução ou ameaça). As palavras de abertura foram proferidas pelo Director de Departamento de Ciências e Tecnologias do ISP Jean Piaget de Benguela, Engenheiro Fernando Bronze. Foram avançados assuntos como: A Contextualização da Inteligência Artificial, Benefícios e Oportunidades, Desafios Éticos e Sociais e Perspectivas Futuras. Estiveram na mesa os distintos prelectores convidados como: Fernando Martins (Director de Tecnologias de Informação do grupo Carrinho) Emanuel Domingos (Director de Tecnologias de Informação do Porto do Lobito) e José Mulangue (Docente Universitário). O público acorreu ao evento, foi reservado momento de perguntas e respostas pertinentes. Recorda-se que a “Inteligência artificial aponta para a capacidade de dispositivos electrónicos funcionarem de uma maneira que lembra o pensamento humano ou seja em perceber variáveis, tomar decisões e resolver problemas”.
Ler maisNesta Sexta-feira, 27 de Outubro, foi realizado numa das salas de Arquitectura do ISP Jean Piaget de Benguela o exame de admissão da ordem dos Arquitectos de Benguela. O nosso Instituto foi escolhido por reunir condições de acomodação e também por ser um viveiro de formação de arquitectos a nível desta região. Apoio: ISP Jean Piaget de Benguela.
Ler maisNesta Quinta-feira, 26 de Outubro, o Projecto Piaget Malária Zero procedeu a entrega de donativos ao Lar de Idosos “ONDJO YETU", uma acção inserida na rubrica "Giro-Saúde”. Os integrantes da equipa radiografaram as condições do lar e inteiraram-se das necessidades dos idosos, no tocante aos donativos foram entregues produtos de higiene pessoal, roupas e alimentos não perecíveis. Foi orientada uma palestra sobre a malária em língua nacional umbundo com destaque para os temas: Os sintomas, métodos de prevenção e tratamento e a preservação da saúde da comunidade idosa. O ambiente foi de muita euforia com dança e música entre os presentes para alegria dos idosos. Organização: Projecto Piaget Malária Zero.
Ler maisDecorreu de 18 a 20 deste mês no ISP Jean Piaget de Benguela uma acção de formação de capacitação para metodologia do ensino de adultos. A formação intensiva aconteceu no âmbito da parceira entre o ISP Jean Piaget de Benguela e o Gabinete Provincial da Educação de Benguela, na senda do projecto de alfabetização que o Piaget desenvolve para a educação de adultos no Ensino Primário, onde foram preparados estudantes finalistas com a nobre missão de ensinar cidadãos em idade adulta do Bairro da Graça em Benguela. Vários temas estiveram em abordagem durante a formação que foi ministrada pelos profissionais da área de Educação de Jovens e Adultos afecto ao Gabinete Provincial da Educação de Benguela. De realçar que o ISP Jean Piaget de Benguela dirige o projecto de alfabetização que para este ano lectivo prevê ensinar a ler e escrever perto de 100 alunos a nível do Ensino Primário para educação de jovens e adultos do Bairro da Graça. Organização: Coordenações do Ensino do Português e Línguas Nacionais e Ensino Primário do ISPJPB.
Ler maisNesta quinta-feira, 19 de Outubro de 2023, o Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela procedeu à abertura do Ano Académico 2023/24, numa cerimónia que contou com a presença da Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico de Benguela, Lídia Amaro, em representação do Governador Provincial de Benguela, Luís Nunes, representantes das instituições do Ensino Superior, bem como docentes, discentes e demais convidados. O Magnífico Presidente do ISP Jean Piaget de Benguela, Professor Doutor Carlos Pacatolo, teceu palavras de acolhimento e referiu "que o Piaget tem vivido transformações no perfil sociodemográfico na entrada de um público mais jovem e que o Instituto tem dado respostas rápidas para evitar ser ultrapassado pelo público mais jovem que tem pressa para atingir os seus objetivos”. Durante a cerimónia foram feitas intervenções como a do Presidente da Associação de Estudantes do ISPJPB, Gaspar Kessongo e da representante dos docentes, Vanda Pedro. O Presidente da Associação Instituto Piaget de Angola (AIPA), Mário Rui Ferreira, fez importantes considerações à comunidade académica, com fortes orientações para a continuidade dos estudos por parte da classe docente. A Oração de Sapiência foi proferida pelo Professor Doutor Bonifácio Tchimboto, que fez um historial do Piaget de Benguela, destacando os feitos desta casa do saber perto da sua segunda década. 👏👏👏O acto foi coberto de simbolismo cultural com humor, música e teatro.
Ler mais