Efeito de uma visita ao Campus do Piaget de Benguela por elementos de uma formação da Catoca, resultou recentemente uma primeira reunião para criar laços de parcerias entre a Sociedade Mineira de Catoca e o ISP Jean Piaget de Benguela, com o apoio do Governo Provincial. O ISP Jean Piaget de Benguela fez-se representar pelo Secretário-geral, Nuno Diegues Lopes, pela Directora dos Projectos Sociais da AIPA, Ana Pérez, e pela Coordenadora do Gabinete de Formação e Extensão Universitária e do Gabinete de Gestão da Qualidade, Catarina Lima, com a Directora dos Projectos Sociais da AIPA apresentando a instituição, os projectos de extensão universitária e de responsabilidade social da AIPA desenvolvidos em diversas províncias de Angola, aos ilustres representantes da Sociedade Mineira de Catoca, Zacarias Santos, Chefe do Departamento de Formação Profissional, e Francisco Pole, Chefe de Sector da Academia de Catoca, e em representação da Sra. Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico, Lídia Amaro, Pascoal Luís. Com o propósito de promover e desenvolver o país, com pessoas capazes e formadas, o encontro possibilitou um novo agendamento para protocolos nas possíveis áreas, nomeadamente, área da formação; atribuição de bolsas universitárias; projectos de intervenção comunitária e desenvolvimento local e/ou estágios.
Ler maisA página “Angolanos a caminho da NBA” e a sua equipa estiveram recentemente nas instalações do ISP Jean Piaget de Benguela. Numa tour pelas equipas de Basquetebol na terra das Acácias Rubras, o Piaget teve o prazer de acolher esta equipa dinâmica e entusiasta do Basquetebol, nesta série de entrevistas a clubes, treinadores e jogadores da província de Benguela. A maior página de divulgação de talentos do basquetebol angolano confirmou que em Benguela já foram descobertos grandes sucessos desta modalidade. De entre várias entrevistas que a página realizou, destacamos a do Secretário-geral do ISPJPB, Nuno Diegues Lopes, Formador, Treinador e Ex-jogador de Basquetebol e a dos treinadores da Escola Desportiva do Piaget na modalidade de Basquetebol, um projecto em crescente expansão, que conta com mais de 500 atletas, entre meninos e meninas, aberto a toda a comunidade local. As referidas entrevistas serão transmitidas na integra brevemente nas suas redes socias. (Nota de Agradecimento!)
Ler maisNa passada sexta-feira, dia 21 de Julho, a Escola Dom Bosco de Benguela realizou a sua festa de final de ano, a 10ª Geração de Finalistas, composta por três turmas da 13ª classe, com um total de 105 alunos, formados na área de Educação Física. Este ano, convidaram o Secretário-geral do ISP Jean Piaget de Benguela, Nuno Diegues Lopes, Mestre em Ciências do Desporto, e tiveram um presente muito especial, devido a todo o empenho e profissionalismo que alunos e docentes da referida escola, têm desempenhado ao longo dos últimos anos. O ISP Jean Piaget de Benguela, em nome do Secretário-geral, teve a honra de premiar o aluno, Joaquim António Gerónimo, do município do Cubal, com uma Bolsa de Estudo Completa, por ter sido o melhor aluno deste ano. O Secretário-geral do ISPJPB agradeceu o convite e destacou a importância do Curso de Ciências da Educação Física, Desporto e Motricidade Humana do ISPJPB aos alunos finalistas e seus encarregados de educação e respectivas saídas profissionais. O aluno premiado, de forma emocionada, assinalou “Agradeço muito por receber esta bolsa de estudo, será muito bom para mim e para a minha família, não sei o que dizer, estou sem palavras!”. A cerimónia teve ainda espaço para uma Menção Honrosa ao actual Coordenador do Curso de Ciências da Educação Física, Desporto e Motricidade do ISPJPB, Daniel Gamba, pelo percurso e continuo apoio a esta escola ligada à Educação Física.
Ler maisEstudantes do 5º ano do Curso de Ciências Farmacêuticas do ISP Jean Piaget de Benguela iniciaram neste mês Julho um estágio interno, que se prolongará até Agosto. O estágio visa aprimorar os conhecimentos práticos dos alunos no que diz respeito à produção e controle de Qualidade de Medicamentos. Ao longo do período de estágio os alunos tiveram a oportunidade de fabricar produtos como: - A Pomada de tetraciclina (utilizada para tratamento de infecções bacterianas da pele); - A polpa de Aloe Vera (utilizada para a hidratação da pele, alívio de queimaduras e irritações cutâneas, tratamento de acne, cicatrização de feridas, tratamento do couro cabeludo, suporte à saúde bucal e para feitos anti-inflamatórios e antioxidantes); - Sumo de Aloe Vera (utilizado para tratamento de problemas digestivos, hidratação, saúde bucal e benefícios para o cabelo); - Xarope de Aloe Vera (utilizado para suporte digestivo, hidratação e saúde da pele, reforço do sistema imunológico e efeitos anti-inflamatórios); - Xarope de Cochlospermum angolense ou simplesmente Borututu (utilizado em casos de doenças hepáticas, como doenças do fígado e vesícula, hepatites e icterícias, doenças de estômago, baço e todo o aparelho urinário. É um desintoxicante purificador de todo o organismo diurético); - Maceração de Borututu. Alguns dos produtos farmacêuticos fabricados pelos estudantes, como a polpa de Aloe Vera, serão direccionados para algumas empresas farmacêuticas nacionais que têm parceria com o ISP Jean Piaget de Benguela. O estágio termina com uma defesa individual por parte dos alunos, acompanhado com um trabalho por escrito.
Ler maisRecentemente a Directora do Departamento de Ciências da Saúde do ISP Jean Piaget de Benguela, Irina de Almeida, participou no 2º Congresso Internacional de Medicina da UPRA (Universidade Privada de Angola) à luz do tema “Saúde Pública, Transversalidade na Atenção Primária Sustentável” ,no Hotel Intercontinental em Luanda. A professora Irina de Almeida apresentou um trabalho de investigação com o tema “Factores associados ao cumprimento das consultas de puericultura no Hospital Municipal de Benguela de Janeiro a Março de 2023”. A mesma falou que a puericultura na Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada uma “arma” eficaz para a diminuição da morbimortalidade infantil. A autora exortou que é imperioso continuar a trabalhar em acções de educação para a saúde permanente que potenciam os factores protectores e minimizam os efeitos dos factores de risco que, por conseguinte, irão reflectir no aumento do cumprimento das consultas de puericultura. O Congresso juntou vários prelectores com temas diversos e foi oportuno para a promoção de troca de experiências e intercâmbio científico entre académicos, profissionais de saúde e demais instituições nacionais e internacionais.
Ler mais