Em destaque...
PALESTRA DESPERTA INTERESSADOS EM NEGÓCIOS DO RAMO DA SAÚDE

Decorreu na última sexta-feira, 03 de Fevereiro, no ISP Jean Piaget de Benguela, uma palestra sobre “Empreendedorismo e Gestão em Saúde”, ministrada pelo Docente Universitário e Profissional de Saúde, Hugo Belchior. O palestrante, que também é empresário, transmitiu aos presentes a sua experiência no ramo da saúde e dos negócios e expressou que “através de experiências formativas transformadoras, a sua missão é ajudar os profissionais da saúde e outros a atingir patamares de excelência e contribuir para a evolução dos serviços de saúde”. A palestra aconteceu em dois painéis com os temas: "Como Criar um Negócio em Saúde" e "Empreender e Gerir em Saúde", tendo como participantes docentes, discentes, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde.

Ler mais
ISP JEAN PIAGET DE BENGUELA ACOLHE CERIMÓNIA DE ASSINATURA DO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O INAGBE E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS DA REGIÃO CENTRO E SUL DO PAÍS

Nesta sexta-feira, 03 de Fevereiro de 2023, aconteceu no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela, o acto de assinatura do protocolo de cooperação entre o Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) e as Instituições de Ensino Superior Privadas sediadas na Região Centro e Sul do País. O acto de assinatura foi presidido pelo Director-geral do INAGBE, Milton da Silva Chivela, e assinado pelos dignos Presidentes das Instituições de Ensino Superior Privadas das Províncias de Benguela, Huambo, Huila, Namibe e Kwanza-Sul. Refira-se que o protocolo citado, dá cumprimento às disposições consagradas no artigo 63º do Decreto Presidencial nº 63/20, de 04 de Março, que aprova o Regulamento Geral de Bolsas de Estudo do Subsistema de Ensino Superior, paralelamente às alterações do referido regulamento, aprovadas pelo Decreto Presidencial nº 163/22, de 21 de Janeiro com incidência no nº 3 do artigo 14º, que estabelece que o subsídio deverá ser pago directamente ao bolseiro através de transferência bancária, sendo que o montante respeitante ao valor da propina será transferido directamente para a conta bancária indicada pela Instituição de Ensino Superior, onde o estudante frequenta a formação graduada ou pós-graduada. O mesmo acordo também visa melhorar o controle dos estudantes bolseiros, concomitantemente honrar com os compromissos inerentes à vida académica dos mesmos nas instituições privadas em que frequentam a formação a nível superior. As medidas estabelecidas no referido protocolo, entram em vigor a partir do 2º semestre do Ano Académico 2022/23.

Ler mais
“ESCRITARIA” JÁ EM ANGOLA COM HOMENAGEM A PEPETELA NO PIAGET DE BENGUELA

Começou nesta segunda-feira, 23 de Janeiro de 2023, no Campus do ISP Jean Piaget de Benguela, a Exposição Literária “Escritaria”. O evento Escritaria é um festival literário organizado na cidade portuguesa de Penafiel e estreia-se, internacionalmente em Angola no quadro da cooperação entre a Câmara Municipal de Penafiel e da Associação Instituto Piaget Angola, com duração de mais de 5 dias em homenagem à vida e obra do escritor Benguelense, Artur Pestana dos Santos “Pepetela”, que já foi homenageado em 2018, na cidade de Penafiel. Em Benguela, o acto de inauguração foi testemunhado por várias individualidades de Portugal e de Angola. A Vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico de Benguela, Lídia Amaro, em representação do Governador Provincial de Benguela, Luís Nunes, realçou que o escritor Pepetela, “elevou o nome de Angola para outras latitudes ao conquistar o prémio Camões, sendo uma referência a nível da literatura angolana e além-fronteira, com obras escritas na perspectiva do passado, presente e futuro e que são estudadas em universidades nacionais e internacionais”. Quanto à Escritaria afirmou que “é uma honra Benguela acolher o evento que visa homenagear o filho da terra, ajudando a valorizar a cultura local”. O presidente da Câmara Municipal de Penafiel (Portugal), Antonino de Sousa, salientou que “a cultura é um factor de aproximação entre os povos e um factor de desenvolvimento económico de apoio à melhoria da qualidade de vida de ambas as comunidades”. O homenageado, ressaltou a iniciativa de Penafiel e referiu “já estive em vários eventos, um pouco por todo o mundo, mas nunca vi uma cidade completamente mobilizada para a obra de um escritor, como em Penafiel”. Sobre o evento no Piaget, Pepetela afirmou que este “carinho é uma boa condenação” e frisou que “este primeiro acto da internacionalização deve continuar, sobretudo a nível da lusofonia”, manifestando a sua emoção, augurando que outros autores sejam homenageados pela Escritaria. O presidente da Associação Instituto Piaget de Angola (AIPA), Mário Rui Ferreira, sublinhou que “imitar o Escritaria de Penafiel é uma obrigatoriedade, para reativar e incentivar o prazer da leitura de um bom livro, em especial de bons autores da língua portuguesa”. O festival Escritaria continuará a sua internacionalização pelos países de língua portuguesa, e de acordo com a entidade organizadora, depois do ISP Jean Piaget de Benguela, o evento vai acontecer noutras cidades angolanas, Lubango, Undjiva, Cunene e Luanda.

Ler mais
ESTUDANTES ANALISAM PROPOSTA DO ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO

O assunto da proposta sobre o Orçamento Geral do Estado (Angola) foi analisado na última sexta-feira,13 de Janeiro, por estudantes do ISP Jean Piaget de Benguela, com destaque para os cursos de direito e economia. O tema foi discutido no programa de debate “Sextas Ulpinianeas” promovido pelo Núcleo de Estudantes do curso de Direito, com análise sobre a proposta do OGE para 2023, face às políticas públicas para os sectores Educação. Edson Cassana, da organização, disse que o seu núcleo trouxe este tema para o debate por se tratar de um assunto oportuno, pois o OGE é “um instrumento de política económica do país” e sublinhou que “é importante fazer uma comparação entre o OGE de 2022 e 2023, assim como ver as vantagens e desvantagens do documento”. Os prelectores, João Central e Justino Célio, analisaram a proposta do OGE no sector da educação, no seu todo, mais preocupados como se vai refletir na realidade local (Benguela), destacaram que seria bom que tivesse um impacto maior na construção de mais escolas, criação de condições de acesso nas zonas recônditas, etc. Lembrar que o documento entregue à Assembleia Nacional, está em fase de discussão, na generalidade, depois do Executivo apreciar a Proposta de Orçamento Geral do Estado para o Exercício de 2023 (OGE-2023), que comporta receitas estimadas em mais de 20 biliões de kwanzas e despesas fixas, em igual montante para o mesmo período.

Ler mais
MINISTRADA NO ISP JEAN PIAGET DE BENGUELA FORMAÇÃO SOBRE “PRÁTICA CLÍNICA EM ENFERMAGEM”

Aconteceu no ISP Jean Piaget de Benguela uma formação sobre "Prática Clínica em Enfermagem", dirigida aos profissionais e estudantes deste ramo da saúde. O objectivo foi de capacitar os estudantes em relação à prática em enfermagem e reforçar a qualidade profissional. Neste domínio foram fornecidos temas como: A sistematização da assistência de enfermagem; O processo de enfermagem e O plano de cuidados, ministrados pelo docente universitário e enfermeiro, Armando Eurico. Outros temas, com destaque para a Classificação das intervenções de enfermagem e a Classificação dos resultados de enfermagem, foram abordados pelo Mestre Justo Soares. A formação acolheu perto de 130 participantes.

Ler mais


Programa do dia 22-08-2024


MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS DO ISP JEAN PIAGET DE BENGUELA