Em destaque...
JÁ ARRANCARAM AS OLIMPÍADAS DE CIÊNCIAS EXACTAS NO ISP JEAN PIAGET DE BENGUELA

Aconteceu neste Sábado, 03 de Junho, a cerimónia de abertura das Olimpíadas de Ciências Exactas, “Descobrindo Mentes Brilhantes para Inovação, realizadas pelo Departamento de Ciências e Tecnologias do ISP Jean Piaget de Benguela. O objectivo principal das Olimpíadas de Ciências Exactas é de estimular e promover o conhecimento das ciências tecnológicas, proporcionar desafios aos estudantes e a descoberta de talentos. Orientou o acto de abertura, o Director do Departamento de Ciências e Tecnologias do ISPJPB, Engº Fernando Bronze, estiveram presentes os Coordenadores dos Cursos do Departamento, membros do corpo de jurados, professores, estudantes e em representação da UniPiaget de Luanda, o Eng.º Marcolino Katandi. Foram inscritos perto de 57 concorrentes nas áreas de Matemática, Química e Física, esta semana serão divulgados os resultados da primeira eliminatória, entretanto a segunda fase será realizada, Sábado dia 10 de Junho, sendo que ficarão excluídos os que tiveram notas baixas, prevalecendo nos exames 50% dos candidatos de cada disciplina (Matemática, Química e Física). Organização: Departamento de Ciências e Tecnologias do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela & Faculdade de Ciências e Tecnologias da UniPiaget de Angola.

Ler mais
SOCIAL: ISP JEAN PIAGET DE BENGUELA ACOLHE CERIMÓNIA DO PROJECTO SER +

Na última Quarta-feira, o ISP Jean Piaget de Benguela, acolheu o programa de encerramento do Projecto Ser +, um Projecto que visou formar mulheres zungueiras em matéria de literacia financeira, bem como actividades práticas de transformação alimentar e tem o apoio da Fundação BAI e da AIPA (Associação Instituto Piaget de Angola). Decorreram várias formações direcionadas as zungueiras, antes foi apresentado o Projecto Ser +, as entidades públicas e privadas de Benguela, como aconteceu na Província da Huila. O Projecto Ser + é destinado a vendedoras do mercado informal e tem como objectivo capacitar as mulheres zungueiras com acções de formação, com abordagem de temas como: cidadania, empreendedorismo, gestão de conflitos, direitos e deveres, violência doméstica e transformação alimentar. Na ocasião, Samuel Maleze , Director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico e Integrado de Benguela, disse que “o executivo tem prestado atenção, tendo em curso a aceleração do processo de reconversão da economia informal” dando conforto aos agentes que exercem actividades no dia-a-dia”. Durante a cerimónia foram observadas várias intervenções com destaque para, Ana Pérez, Coordenadora do Projecto Ser + e (Projectos Sociais da AIPA), o Representante da Fundação BAI, Carlos Costa, Marinela Sendala que falou em nome dos formadores do Projecto e a Representante das mulheres zungueiras, dona Elisa Chivela, que “demonstrou regozijo sobre o grande projecto, lançado pela Fundação BAI e a AIPA”, ao mesmo tempo satisfação pelo facto de decorrer no Piaget, a campanha de registo e emissão de Bilhete de Identidade aos filhos e mulheres (zungueiras). A fase de formação durou 15 dias envolvendo perto de 40 mulheres que vendem diversos produtos e em mercados diferentes da cidade de Benguela. Organização e Apoio: Fundação BAI, Associação Instituto Piaget de Angola, Governo Provincial de Benguela, Académia BAI.

Ler mais
EQUIPA DE MOTRICIDADE HUMANA DO 4° ANO VENCEU FINAL DA TAÇA OLIVEIRA CRUZ

Foram mais de 30 equipas que participaram da 13.ª edição da Taça Oliveira Cruz, uma competição de futsal - disputada entre equipas constituídas por estudantes das nossas licenciaturas, tendo decorrido, no Campo Polidesportivo do ISP Jean Piaget de Benguela. A equipa Tudo Pala-pala (Motricidade Humana, 4° ano), sagrou-se vencedora do torneio de Futsal denominado, Taça Oliveira Cruz, vencendo na final, os Ilustres (Direito 4° ano) O torneio aconteceu nas festividades do 19.º Aniversário do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela, no mês de Maio e visou brindar o seu patrono, Professor António Oliveira Cruz, fundador do Piaget.

Ler mais
ISP JEAN PIAGET DE BENGUELA REALIZA V CONFERÊNCIA SOBRE LÍNGUAS E CULTURAS

O Núcleo de Estudos de Línguas e Culturas (NELiC) do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela, realizou a sua V Conferência sobre línguas e culturas. O evento ocorreu no dia do Continente Africano (25 de Maio), ao preferir palavras de circunstâncias o Presidente da Associação Instituto Piaget de Angola, Mário Rui Ferreira, referiu que “África (Angola em particular) tem tudo para dar certo e ser o futuro da humanidade e para que tudo isto aconteça é necessário que todos respeitemos África, as suas terras, línguas, culturas e as suas gentes”. A conferência foi prestigiada pela Responsável do CesP, Eunice Marta, o Coordenador do NELiC, Doutor Bonifácio Tchimboto, disse que “nós não somos africanos, porque nascemos em África mais porque amamos África, e isto faz amar a pesquisa científica para falarmos da nossa terra, desta vez entendemos explorar a língua não apenas nas palavras, porém por via de alguns objectos que falam ou seja a cultura material”, como são os exemplos dos temas: Têxteis de Angola, o pano que fala, lições do cabelo trançado e a linguagem das missangas, dissertados por diversos oradores. Durante a cerimónia foi apreciada uma aula magna sobre a simbologia e cerimónia do casamento na tradição africana (Angolana) pelo Professor, João Guerra. Registou-se igualmente a apresentação da 1ªbrochura do dicionário de antropónimos. O Presidente do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela, Carlos Pacatolo, que felicitou a actividade e encorajou a equipa de investigadores, recordou que os trabalhos do Núcleo de estudos de línguas e culturas concorrem para a publicação na Revista Multidisciplinar do Centro de Estudos e Pesquisa do Piaget. Sublinhar que o dia da África é comemorado anualmente a 25 de Maio em vários países do continente africano, desde 1963. Organização: NELiC e Centro de Estudos e Pesquisa.

Ler mais
PIAGETINOS DE SUCESSO

Na edição de hoje a nossa Piagetina de Sucesso tem o nome de Nasilva José Miguel, Directora de Enfermagem (Interina) do Hospital Geral de Benguela e Docente Universitária. Concluiu o Mestrado em Saúde Pública em 2020, no ISP Jean Piaget de Benguela, na entrevista a nossa Piaget disse que “o Piaget trouxe um impacto bastante positivo no seu percurso profissional, os conhecimentos adquiridos durante a formação, hoje servem muito para ajudar significativamente tanto na assistência ao paciente e/ou comunidade quanto na docência, pois a docência exige investigação e quanto mais investigamos mais aprendemos”. Nasilva é actualmente Enfermeira do Hospital Geral de Benguela e ocupa o cargo de Directora de Enfermagem interina. Citou nomes de alguns colegas formados na sua área e que ocupam cargos de relevância, como: Eduardo Caiangula, Diretor-Geral Adjunto do Instituto Nacional de Pós-Graduação em Ciências de Saúde do Ministério da Saúde; Isabel Catraio, Chefe da Repartição Municipal de Saúde de Benguela, Margarida Bali,Chefe de Repartição Municipal de Saúde do Sumbe no Kwanza Sul; Maria de Fátima Leiria, Chefe de Secção do Laboratório de Virologia Molecular, entre outros. “o Piaget significa para mim, uma grande instituição de ensino que me nutriu de conhecimentos científicos e moldou o meu comportamento como profissional para melhor”. Nasilva José Miguel, Directora de Enfermagem (Interina) do Hospital Geral de Benguela e Docente Universitária. no Concluiu o Mestrado em Saúde Pública em 2020, no ISP Jean Piaget de Benguela.

Ler mais


Programa do dia 16-01-2025


MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS DO ISP JEAN PIAGET DE BENGUELA