O mês de Outubro marcou o início de uma acção de formação sobre Mulheres na Ciência, a formação decorre na instalações do ISP Jean Piaget de Benguela. A iniciativa, intitulada “+Mulheres na Ciência”, é promovida pela Associação Euro-Africana para o Desenvolvimento Sustentável (E-África) e conta com o financiamento da Fundação BAI. Com duração de 18 meses, o projecto tem como objetivo principal promover a igualdade de gênero e impulsionar o avanço da ciência em Angola, capacitando mulheres para a pesquisa científica. A formação reúne mulheres de diversas áreas, como ciência, tecnologia e sociedade.
Ler maisO ISP Jean Piaget de Benguela celebrou, no dia 18 de outubro, a cerimônia de abertura do ano académico 2024/2025. A solenidade marcou a apresentação da nova presidência, composta por Cláudio Valentim como Presidente, Juliano Muli como Vice-Presidente para Assuntos Acadêmicos e Vida Estudantil, e Bernardo Menezes como Vice-Presidente para Assuntos Científicos e Pós-Graduação. A cerimónia contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o Presidente cessante da AIPA, Engenheiro Mário Rui Ferreira, o Presidente cessante do ISP Jean Piaget, Professor Doutor Carlos Pacatolo, o Magnífico Reitor da Universidade Jean Piaget de Angola, Professor Doutor Samuel Victorino, e o Professor Doutor Tuca Manuel, representando o Governador da Província de Benguela. O discurso de abertura coube ao Presidente do ISP Jean Piaget de Benguela, Cláudio Valentim, O Magnífico Reitor da UNI-Piaget de Angola, Professor Doutor Samuel Victorino, proferiu a oração de sapiência, reflectindo sobre “a construção do conhecimento na era da complexidade. A cerimônia foi enriquecida por apresentações culturais, com música e teatro, que celebraram a diversidade e a criatividade da comunidade acadêmica."
Ler maisOs mesmos disseram nesta quarta-feira, 16 de Outubro, que a experiência foi bastante positiva, contribuindo significativamente para a sua integração na comunidade académica e no Instituto.
Ler maisO Piaget de Benguela, acolheu nesta quarta-feira, 10 de Outubro, o lançamento da 4ª Edição do Programa Nacional de Educação e Cidadania Fiscal e abertura das OlimpÃadas Tributárias. Iniciativa da Administração Geral Tributária (AGT), que visa promover o conhecimento e as directrizes para que o cumprimento das obrigações fiscais seja integrado no plano estratégico da AGT. O PNECF tem como objectivo fomentar a consciência tributária entre os estudantes, contribuintes e cidadãos em geral, e destacar a responsabilidade tributária para o desenvolvimento do PaÃs. A Vice-Governadora da ProvÃncia de Benguela para o Sector PolÃtico, Social e Económico, Cátia Cachuco, reconheceu que com o trabalho da AGT, o Programa Nacional de Educação e Cidadania Fiscal, constitui uma “oportunidade de saber como se processa, o que podemos fazer e qual o contributo que cada um de nós pode dar, para ajudar a desenvolver o nosso PaÃsâ€. A Directora do Departamento de Ciências da Educação Sociais e Humanas, Ana Filipe, em representação do Presidente do ISPJPB, reforçou a importância da educação fiscal, recordando que “só conhecendo os seus direitos e deveres, os cidadãos poderão entender qual é o papel do Estado e das instituições que o representam, enquanto principal e garantindo os interesses colectivosâ€. O administrador da AGT, Leonildo Manuel, informou que várias acções têm sido desenvolvidas no quadro deste programa e destacou que em 2023, a Administração Tributária conseguiu formar cerca de 57 mil cidadãos e no primeiro semestre de 2024, foram capacitados, aproximadamente, 26 mil cidadãos. O evento contou com a parceria da Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola (AEUPA) e estiveram presentes, académicos, polÃticos, governantes e demais actores sociais.
Ler maisComo parte desse compromisso, a instituição apoiou a realização da recente Supertaça e a organização decidiu denominar de "Campeonato de Futebol ISP Jean Piaget de Benguela", reforçando a ligação entre a instituição e o desporto na região.
Ler mais