Nesta Edição, o nosso Piagetino de sucesso é o Engenheiro, Anderson Baptista, actualmente Chefe do Departamento de Tráfego e Mobilidade Urbana do Gabinete Provincial de Transportes de Benguela e Docente Universitário. Terminou em 2017 o curso de licenciatura em Engenharia de Informática de Gestão no ISP Jean Piaget de Benguela. O piagetino disse que durante a sua formação teve várias experiências tanto a nível pessoal e como académico, foi um tempo produtivo e fruto disso hoje presta o seu contributo à sociedade. Sobre o impacto do Piaget na sua vida profissional, destaca que trouxe muitas valências, foi no Piaget que teve a sua primeira oportunidade de emprego e que deu um valor acrescido à sua profissão. “Fui funcionário administrativo no Piaget durante cinco 5 anos e docente efectivo, hoje trabalho essencialmente em engenharia informática, presto serviço em suporte técnico e no desenvolvimento de projectos ”. "Conheço profissionais que são referências no ramo informático, como: os Engenheiros, Adão e Catarino Teixeira , Técnicos de Informática do Governo Provincial de Benguela, o Engenheiro Edgar Pinto Leite, mentor do jogo digital “Eu sou angolano, conheço Angola”, o Engenheiro Daniel Francisco, Coordenador do Curso de Engenharia Informática de Gestão do Piaget. “O Piaget para mim tem o significado de uma mãe que pegou o seu filho e deu tudo do bom e do melhor para andar”. Engenheiro, Anderson Baptista, Chefe do Departamento de Tráfego e Mobilidade Urbana do Gabinete Provincial de Transportes de Benguela e Docente Universitário, nosso piagetino de sucesso.
Ler maisO jovem atleta participou recentemente (Mês de Maio) no Campeonato Africano de Ginástica Artística, ao serviço da selecção Angolana da modalidade. Valdimir Trumba é estudante do Curso de Educação Física, Desporto e Motricidade Humana, funcionário e treinador da equipa de Ginástica da Escola Desportiva do ISP Jean Piaget de Benguela e pela primeira vez integrou a Selecção Nacional Sénior Masculina de Ginástica, para disputar o Campeonato Africano de Ginástica, junto de atletas de Luanda e do Huambo. O Campeonato decorreu recentemente na África do Sul e Trumba confessou que “foi uma experiência excepcional e deseja trabalhar ainda mais para formar novos ginastas”. Teceu considerações a respeito do apoio que o ISP Jean Piaget de Benguela, que tem prestado quer a nível da sua formação, quanto à massificação do desporto. O atleta trouxe consigo um certificado de participação atribuído pela União Africana de Ginástica.
Ler maisDecorre no ISP Jean Piaget de Benguela, o preenchimento do inquérito relativo ao processo de auto-avaliação institucional. O "objectivo deste inquérito é conhecer a opinião dos participantes sobre assuntos relacionados com o curso, unidades curriculares, docentes e os diferentes aspectos da instituição". O processo conta com a participação dos estudantes, docentes, investigadores, pessoal técnico-administrativo e sociedade civil. Solicita-se a máxima colaboração no preenchimento do inquérito no sentido de promover a melhoria contínua do nosso Instituto. Organização: Comissões de Auto-Avaliação e Gabinete de Estatística, Controlo de Qualidade e Sustentabilidade do ISP Jean Piaget de Benguela.
Ler maisO Núcleo de Estudantes do Curso de Economia e Gestão do ISP Jean Piaget de Benguela, promoveu na última quinta-feira, 08 de Junho, uma palestra subordinada ao tema “A Percepção dos Investidores sobre o Mercado de Capitais em Angola". O evento teve como palestrante o académico, Venâncio Macosso, salientou que “o mercado de capitais é um mercado alternativo da banca onde os investidores podem captar financiamento via emissão de acções ou retenção de dividendos, emissão de obrigações privadas, entre outras formas de financiamentos, podendo ainda investir em acções, obrigações, organismos de investimento colectivo e títulos do tesouro”. A palestra visou promover a questão da literacia financeira aos estudantes, investidores e demais actores sociais e foi promovida pelo Núcleo de Estudantes do Curso de Economia e Gestão do ISP Jean Piaget de Benguela.
Ler maisO ISP Jean Piaget de Benguela, no cumprimento da alínea a) do artigo 10.º do Decreto Executivo n.º 108/20 de 9 de Março, sobre o Regulamento do Processo de Auto-Avaliação das Instituições de Ensino Superior, apresentou nesta terça-feira, dia 06 de Junho, a sua Comissão de Auto-Avaliação. O acto formal de apresentação da Comissão coube ao Presidente do ISP Jean Piaget de Benguela, Carlos Pacatolo, que, na ocasião, mencionou “a importância e necessidade do processo de auto-avaliação, processo que visa a melhoria do desempenho e qualidade das Instituições de Ensino Superior”. São membros da CAA do ISPJPB: Bonifácio Tchimboto (Coordenador); Natália Viti (Docente);Silvano Dolongo (Docente); Tuca Manuel (Docente), Amélia Dumbo (Assistente); Domingos Pinto (Assistente); Feliciano Chissoca (Assistente); Érica Ferreira ( Responsável da Secretaria-Geral) e Gaspar Quessongo (Associação de Estudantes). Foram igualmente apresentados os membros das equipas da Comissão de Auto-Avaliação por Departamentos. De acordo com o Coordenador da Comissão de Auto-Avaliação, Bonifácio Tchimboto, o objectivo principal “consiste em dispor de um instrumento orientador para desenvolver, avaliar e abrir a instituição à renovação em todos domínios, como: o Ensino, a Investigação, a Extensão Universitária e a Administração Organizacional, visando aprimorar a qualidade e eficiência do Instituto”. Para este processo estão agendadas formações de capacitação aos membros da CAA. Entretanto estão criados instrumentos de recolha de dados, diversas técnicas junto da comunidade académica do ISPJPB, mormente, alunos, docentes, pessoal técnico e administrativo e sociedade civil, para se obter uma visão da percepção destes actores face à realidade institucional.
Ler mais